loading please wait..

Direito do Trabalho e Segurança e Medicina do Trabalho

post-gustavo-garcia-02

O Direito do Trabalho, sob o aspecto científico, é uma ciência jurídica autônoma, mas apresenta relações com outros ramos do conhecimento.

A relação do Direito do Trabalho com a Medicina se evidencia na chamada Medicina do Trabalho, ciência voltada ao estudo das doenças ocupacionais, bem como dos meios de sua prevenção e cura. As doenças profissionais e do trabalho podem gerar diversas repercussões no desenvolvimento da relação de emprego. A proteção da integridade física e mental do trabalhador é reconhecida como direito de magnitude constitucional (art. 7º, XXII, da CF/1988), comprovando a importância dessa área da Medicina no âmbito das relações de trabalho.

Da mesma forma, a Psicologia do Trabalho, como ramo da Psicologia, também se relaciona com o Direito do Trabalho, ao estudar a pessoa do trabalhador, suas reações e comportamentos no âmbito das relações profissionais, bem como evitar e solucionar problemas psicológicos advindos do ambiente de trabalho.

Observa-se, ainda, relação do Direito do Trabalho com a Engenharia, especialmente quanto à Engenharia de Segurança do Trabalho, ou seja, no que se refere às normas de segurança do trabalho.

Clique aqui e conheça a obra

Deixe uma resposta:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>