loading please wait..

Direito do Trabalho e Segurança e Medicina do Trabalho

^EE5CE61E9BFF2D72D0F208D33817DE22D280F0DA335D483125^pimgpsh_fullsize_distr (2)

O Direito do Trabalho, sob o aspecto científico, é uma ciência jurídica autônoma, mas apresenta relações com outros ramos do conhecimento.

A relação do Direito do Trabalho com a Medicina se evidencia na chamada Medicina do Trabalho, ciência voltada ao estudo das doenças ocupacionais, bem como dos meios de sua prevenção e cura. As doenças profissionais e do trabalho podem gerar diversas repercussões no desenvolvimento da relação de emprego. A proteção da integridade física e mental do trabalhador é reconhecida como direito de magnitude constitucional (art. 7º, XXII, da CF/1988), comprovando a importância dessa área da Medicina no âmbito das relações de trabalho.

Da mesma forma, a Psicologia do Trabalho, como ramo da Psicologia, também se relaciona com o Direito do Trabalho, ao estudar a pessoa do trabalhador, suas reações e comportamentos no âmbito das relações profissionais, bem como evitar e solucionar problemas psicológicos advindos do ambiente de trabalho.

Observa-se, ainda, relação do Direito do Trabalho com a Engenharia, especialmente quanto à Engenharia de Segurança do Trabalho, ou seja, no que se refere às normas de segurança do trabalho.

Trecho extraído da obra “Curso de Direito do Trabalho”. Conheça a obra clicando aqui.

Deixe uma resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *